quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Igreja Precisa se Arrepender

O grande problema da nossa sociedade ocidental hoje não vem dos homossexuais. A raiz do problema está na igreja que é arrogante. Tão arrogante que se acha no direito de rejeitar certas raças ou classes sociais de sua comunhão. Tão arrogante que não sente qualquer carga ou inquietação em favor dos pobres e necessitados. Tão arrogante que nem sente a necessidade de cair de rosto em terra em arrependimento diante de Deus. Se nossa sociedade for julgada, não será por causa dos homossexuais ou da perversão e corrupção generalizada que correm soltas por aí. Por mais que essas condutas sejam reprovadas e por mais maléfica que seja sua influência, o verdadeiro problema na nossa sociedade é uma igreja arrogante que não quer abaixar sua cabeça altiva.

Romanos 1 mostra por que Deus entrega os homens a uma mente reprovável (v. 28). Será que a situação hoje está pior do que em Sodoma? Não posso dizer. Mas posso afirmar que o problema da imoralidade é insignificante em relação à arrogância da igreja. Seria hipocrisia achar que Deus odeia a abominação do pecado enquanto tolera com indiferença a sua raiz. Qual é a raiz da homossexualidade? Se estudar todas as passagens das Escrituras que tratam desse assunto, verá que a raiz é o orgulho. A raiz de todo pecado sexual é orgulho. E tolerar o orgulho enquanto abomina o seu fruto é a mais descarada hipocrisia.

Se cada cristão fizesse uma confissão honesta de sua verdadeira condição interior, se fosse realmente sincero, teria de incluir um terrível problema com o orgulho. Normalmente, as pessoas não têm muita dificuldade em admitir isso. No entanto, embora o reconheçamos, geralmente somos muito tolerantes a esse respeito. Geralmente, o desculpamos. Como ousamos tolerar aquilo que nosso Pai celestial abomina? E como podemos fugir das claras declarações nas Escrituras de que, quando a medida da iniqüidade se completar, Deus há de julgar o mundo, a começar com a igreja?

Richard Owen Roberts – Revista Impacto mai-jun 2005

Nenhum comentário: