sexta-feira, 27 de março de 2009

XÔÔÔÔ, MORCEGO!


Vamos lá!...
 
Por natureza não gosto de discutir e nem de debater. Converso. Dialogo. Pondero. Mas não discuto.
Se o objeto da conversar me for algo definido pelo Evangelho, ouço e digo o que penso; em havendo acordo, ótimo; em não havendo, não tento convencer.
Ora, é esta minha total indisposição ao debate e à discussão, o que me leva a, em dizendo, aceitar que não aceitem, mas nem por causa disso fico disposto a discutir o tema.
Trato o pensamento diferente com a mesma tranqüilidade com a qual eu trato o meu.
Hoje um alguém me escreveu sugerindo que tudo o que eu escrevesse no site ficasse aberto a discussões, com minha participação permanente, discutindo ou esclarecendo, ou aceitando outra opinião a fim de melhorar a minha, e, então, publicar o texto acrescentado por outras idéias, como um texto de todos; uma espécie de média ponderada dos crentes.
A frase dele: “Assim o Caminho da Graça não fica sendo um mero coadjuvante do que você diz”.
[A pessoa nem anda no Caminho da Graça, mas quer consertar de fora... rsrsrs].
“Coadjuvante” é a palavra que me chamou atenção.
Trata-se de uma palavra cada vez mais pertencente ao mundo do cinema ou do teatro, embora apenas signifique “cooperador” ou “apoiador” ou “auxiliar”.
Ou seja:
Para pessoas que pensem que uma coisa só faça sentido se elas disserem algo a ser incorporado ao trabalho ou texto ou atividade, digo: o melhor a fazer é entrar em um chat-eterno e discutir o Evangelho ou o mundo para sempre... E na Internet existem muitos ambientes de conversas eternas... de tão chatas que são nos chatos-chats que promovem.
São verdadeiros “masturbachats”.
Entretanto, devo dizer que os que se preocupam em não serem “meros coadjuvantes” são os que não estão andando comigo, pois, quem anda comigo sabe que ninguém é coadjuvante, pois, a Referencia é o Evangelho, e, a partir dele, todos são livres para ser quem são, mas apenas segundo o Evangelho.
O “coadjuvante” se sente assim...: com desejo de fazer o papel que ele considere “principal”.
Ou seja: o “coadjuvante” quer papel, não quer trabalho.
E mais: o que busca não ser “coadjuvante” é livre para sair à praça e pregar; é livre para botar a cara para fora e dizer o que desejar; afinal, a pessoa é livre...
O que não aceito é que a pessoa fique atrás do computador com coceira nos dedos, e, ao ver que escrevo e sou lido e ouvido, querer ser também ouvido pela minha voz, e, assim, pedir para não ser “coadjuvante”, como se isso fosse um peça em um teatro, e eu fosse o dono do teatro, impedindo que outros expressem os seus talentos.
Ora, se existe um palco, o meu é a vida, e não é de hoje; e se existe público, ninguém o chamou para mim.
Não peço que ninguém me leia ou me dê ouvidos. Mas quem dá, dá; quem entende, entende; e é apenas isto.
Eu nunca tive coadjuvante..., mas apenas cooperadores no Evangelho.
Os candidatos a coadjuvante eu não deixo nem chegarem perto. Já os conheço há anos. São doentes de alma. São invejosos. São oportunistas. Afinal, o negocio deles é pegar carona a fim de dizerem o que ninguém quer ouvir porque não tem relevância, exceto para eles.
Já os “cooperadores” são amigos, são pessoas que dizem: “É isso aí; é Evangelho!” — e, assim, ajudam a tornar real aquilo que crêem, e não há a pergunta sobre papeis.
Ora, ninguém estava dizendo nada...
Depois de 1998 ficou um vácuo.
Eles chegaram a se reunir mais de uma vez a fim de tratar do “vácuo do Caio”.
Tentaram encher o tal do vácuo como puderam com eles mesmos...
Mas não encheu...; pois, o vácuo não é o Caio e nem do Caio, mas sim um vácuo da Palavra.
O fato é que quem não tinha dobrado os joelhos à Baal, também não tinha tomado da espada para enfrentar os falsos profetas no Monte Carmelo.
Agora, que o fogo começa a cair outra vez, eles se oferecem para fazer gestão do fogo!
Depois de 1998 foi assim:
Fiquei calado dois anos e meio...
Voltei a dizer as coisas...
Botei a cara pra fora outra vez...
Apanhei.
Era chamado de tudo; de blasfemo a anticristo. Quase todos ficaram longe... Alguns até gostavam... Outros lamentavam, mas não diziam nada...
Então, devagar, Deus me fez voltar a ser ouvido; e, assim, a coisa foi crescendo...
Desse tempo em diante começaram os caras da “pós-produção”, que são os que encontram o trabalho feito, editado e posto em forma inteligível, mas agora dizem: “Falta o Photo-shop”.
Essa história do “coadjuvante” é a mesma do púlpito.
Para o crente viciado o púlpito é o lugar do papel principal. Portanto, crente com pânico de coadjuvância apenas crê que não seja coadjuvante se ele usar o púlpito para dizer o que pensa, pois, para esses, sem púlpito não há espaço para dizer nada.
Ora, esses que acham que uma voz de Deus só se faz ouvir atrás de um púlpito, são os que pensam a pregação como um ato confinado ao lugar onde se ponha o tal do púlpito.
Já os cooperadores não têm tal fantasia e nem fetiche.
Os cooperadores cooperam com o Evangelho; e isso segundo creiam em unanimidade com a Palavra; e, portanto, apenas pensam que uns ensinam, outros aprendem; e todos vivem o Evangelho na vida, não em um lugar de encontro.
No passado todos achavam o máximo que eu dissesse o que eles não tinham coragem de dizer ou nem sabiam como. Foi assim por décadas.
Depois de 1998 eu não podia nem dizer, pois, tudo o que dissesse havia virado heresia.
O site começou e levei pedrada durante três anos.
É ler e ver... Está registrado.
Então, devagar, a Palavra foi se impondo; e hoje milhões lêem todos os dias; mudam todos os dias; levam a serio todos os dias; e o grupo não para de crescer...
Então, os mesmos que até a pouco tempo somente batiam e falavam mal, ou até torciam contra, hoje me escrevem pedindo que eu não deixe que o povo me leve tão a sério assim, e dizem que estão preocupados com o fato de que, outra vez, muita gente me leve a serio demais...
Portanto, antes a virtude era minha...
Depois passou a ser minha culpa...
Hoje eles dizem que é minha culpa outra vez que muita gente esteja vendo, ouvindo, lendo e crendo... E que, por isto, eu deveria colocá-los na fita, pois, segundo eles, é muito perigoso que um homem só gere tanta resposta.
Ora, eu mando essa moçada toda falar com Deus!
Mando que se queixem com Ele!
Sim! Digo: Queixem-se com Deus!
Afinal, quem foi que me trouxe até aqui? Ou será que não estou aqui quase que apesar de todos?
Outro pastor me escreveu:
“Caio, aqui na minha região a gente não pode mais falar nada contra o que você diga que o povo se revolta. Dê um jeito nisso. A gente tem que poder dizer as coisas também...”
Apenas disse: “Diga conforme o Evangelho e ninguém contestará você! No mais, mano, não tenho como ajudar. Ou você quer o quê? Que eu não pregue o Evangelho a fim de que você tenha o conforto de anunciar o desevangelho?”
Portanto, não me molestem, pois, trago na alma as marcas da rejeição por apenas pregar o Evangelho a minha vida toda; e até as “razões” dos que me abominam ou abominaram de 1998 para cá, são todas ligadas ao Evangelho que preguei até contra mim mesmo no período.
Outro dia um pastor conhecido me escreveu preocupado que o que eu dizia estava sendo muito respeitado outra vez; e dizia: Temo pela sua totemização outra vez!
Ri-me dele. “Totemização”, que era palavra apenas confinada aos círculos freudianos, desde Totem e Tabu, foi uma terminologia usada por mim em “O Enigma da Graça”, aplicando a idéia aos “amigos de Jó” em relação a ele; e, também, fazendo alusão ao que os meus “amigos” haviam feito de mim... até que...
Ora, quando houve o “até que...” em 1998, para eles, e, sobretudo, por causa deles, virei Tabu.
Bem, agora, sem memória e atribuindo a mim uma amnésia total, eles me escrevem dando “conselhos” de como não deixar que o povo me ouça tanto!...
Eu digo:
Estou aqui contra quase tudo e todos, pois foi assim que reagiram; e eu não pedi licença a ninguém para fazer nada, apenas fiz e faço, como foi a minha vida toda; e, portanto, me sinto no direito de apenas prosseguir, sem medo, pois, onde há fé não há medo; e, também, sem nenhuma necessidade de consultoria para pregar o Evangelho.
Afinal, se quando todas as coisas só eram rosas... eu já era assim; por que, então, agora, quando tudo são espinhos, deveria eu ser diferente?
Mas fariseu é sempre assim...
Se você apanha e eles são piedosos, não apedrejam, mas não defendem e nem interrompem o massacre. Entretanto, se você sobreviver ao apedrejamento e muita gente vier a crer, então, eles querem virar os seus consultores de conduta e de idéias; e o argumento é um só: É perigoso ficar assim, falando e tanta gente ouvindo!
Fariseu não ama a Deus; ama sim a média que, em nome de Deus, se possa fazer com o povo.
Assim, ninguém me moleste, pois, trago na alma e no corpo as marcas do Evangelho.
Portanto, digo aos morcegos:
“Fora! Aqui não tem carona! Vá chupar sangue em outro lugar!”
 
Nele, conforme o espírito que vejo em Paulo,
 
Caio
27 de março de 2009
Copacabana
RJ
Hoje faz cinco anos meu canguruzinho, Lukas, partiu para a casa do Pai. Minha alma chora seu amor e meu espírito celebra sua alegria eterna.

Caio não precisa de quem o defenda nem comente, mas como pastor e como alvo dos que mostram  a cara e não o braço, sinto-me com a alma lavada. (Pr Julio Soder)

3 comentários:

Luciano disse...

Interessante seu blog, por isto resolvi segui-lo. Um abraço fraterno.

Elis Alves disse...

Te acompanho desde antes de conhecer o Senhor Jesus! Meu saudoso pai, assistia muito o seu programa, e foi quando em uma pregação a "sua" voz sou em minha alma e senti algo diferente dentro de mim, mas não sabia o que era. Fiz um pequeno buraco no meu cobertor para ver quem estava "falando", pois não queria que meu pai me visse(sentia "vergonha")isso foi +- 1990?!Meu encontro com o Senhor Jesus foi em 1997(23anos idade).Via os seus programas e li muito dos seus livros(ainda leio tá?)Foi então que em 1998... Mas meu coração não se abalou com o ocorrido, pois sempre vinha em minha mente o dia do cobertor furado,e isso me fez lembrar de como Deus falou comigo, no meu "esconderijo". Então sem me importar com os comentários ao seu respeito orei ao Senhor: " Deus ele é o Teu servo!" E ao longo da minha caminhada cristã, tb vivi situações complicadas. Sempre que surgia uma notícia ao seu respeito, dizia: "Deus, ele é Teu servo". Agora me alegro com tudo isso! Fico feliz, porque assim como Deus me tratou não apenas como servo, mais também como filho, assim eu vejo na sua vida! Glória ao nome do Senhor Jesus!!!
XOOOOOOOOO MORCEGOS!!!!

Dudu Bandeira disse...

Deus o abençoe, e te guarde, querido Júlio. Que Ele o conforte e renove tuas forças para ser cada vez mais uma voz diferente das demais, anunciando o Evangelho.

E quando vier ao RS, passa em Igrejinha !!!!