quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Gente que PENSA

Neste ano, em Pequim, durante as olimpíadas, vimos serem colocados tapumes em lugares e situações desconcertantes para as autoridades do governo chinês.
A origem da palavra "fachada" é chinesa.
O engano alcançou tal dissimulação que a palavra falada transformou-se em mero meio de atingir os interesses ocultos e, às vezes, zombeteiramente assumidos.
Antes, bênção ou maldição proferida era decreto, e cada um era justificado ou condenado por suas palavras. Acordo verbal não precisava de assinatura nem firma reconhecida. Hoje, nem gravação de voz vale como prova.
O plano do mal é este mesmo:diluir e diminuir o impacto da verdade. Desvalorizar o "logos" Jesus.
Jesus já havia alertado seus discípulos para acautelarem-se do fermento dos fariseus - dissociar o falar do fazer (Lc 12).
Isto tem atingido tanto o povo que muitos pensam que o citar de versículos como um mantra os põem na posse das promessas. Mas nunca encontram descanso, não crêem de fato.
Outros vêm a frente para receber orações místicas, cujo recebimento só é garantido e está inapelavelmente atrelado à obediência à verdade da palavra.
Eu que leio, ouço, medito, penso, prego e escrevo, temo por mim mesmo. Temo que a palavra torne-se para mim, um fim em si mesma.
Temo chegar a constatar que gente que pensa, só pensa.
Temo que, como diz o ateu não assumido Millôr, livre pensar é só pensar, que os pensamentos sejam apenas devaneios e elocubrações da alma e não forjado nas oficinas de dores, nem experimentado nos trabalhos, nem sopradas pelo Espírito.
Senhor, tem misericórdia dos pensadores, faz das suas orações ações da Tua vontade.
                                                                                                     Pr Julio Soder
                                           

Nenhum comentário: